terça-feira, 1 de maio de 2012

Lembrancinha Dia das Mães

Hoje a sugestão de artesanato é para o Dia das Mães, que é uma data especial para todos. Que tal presentear a mulher mais especial de sua vida, com esse lindo vasinho da borboletinha. Para fazer essa lembracinha, você vai precisar de EVA, vasinho de madeira e palito de churrasco. Experimente fazer o resultado fica maravilhoso e a mamãe vai amar!By Painel Criativo

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Plano de aula - Conteúdo:Medidas de comprimento não-padronizadas

                       Objetivo: • Perceber a necessidade de utilizar medidas e conhecer as diferentes formas não - padronizadas de medir.


 Medir - Uma necessidade.


Propor aos alunos um desafio: Precisamos medir o comprimento da nossa sala, mas não podemos utilizar nenhum objeto para isso, apenas o nosso corpo. Como faremos as medições?

Deixar que tentem descobrir meios de medir a sala com o corpo.

Comentar que, antigamente, as pessoas usavam o próprio corpo para fazer medições. Como não existiam instrumentos para medir, as pessoas mediam com pés, mãos, palmos, passos...

Se possível, expor um cartaz alusivo: MEDIDAS NÃO-PADRONIZADAS


Comentar que essas medidas podem causar confusão pois cada pessoa tem um tamanho de palmo ou de pé e os tamanhos dos passos também são diferentes.

Fazer a medida de passos do comprimento da sala: 1º os passos da professora,(Anotar no quadro a quantidade), depois os passos de uma das crianças. Anotar a quantidade de passos e comparar. Por que as respostas foram diferentes?
Registro no caderno de Matemática:


O que é medir?

Medir é comparar uma quantidade. Para isso podemos usar mãos, pés, palmos e outros objetos como unidades de medida.


• Use seu dedo polegar para medir o comprimento de um lápis e uma borracha. Anote.

Lápis: ____ polegadas.

Borracha: ____ polegadas.

• Use seu palmo e meça a largura de sua carteira: ____ palmos.

Atividades para casa:
1)Use seu palmo e meça o comprimento:

De sua cama:

De uma porta:

De seu caderno:

De sua escova de dentes:

2)Use seus passos e meça quantos passos você dá:

Da sala até a cozinha:

Da cozinha até o banheiro:

Do banheiro até a porta da frente de sua casa:










































quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012



"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo."(Rubem Alves)



terça-feira, 24 de janeiro de 2012


Passo a Passo Cartaz de Aniversário em Eva by painel Criativo

Essa dica vai para os professores da educação infantil, aproveite essa ideia e decore sua sala de aula com esse modelo de cartaz dos aniversariantes do mês. Veja o passo a passo.

Materiais: EVA nas cores rosa, preto, azul, laranja, amarelo, vermelho, pele, verde, marrom, roxo e verde. Cola quente, caneta permanente preta, palito de churrasco, tesoura e blush de maquiagem.

1. Risque os molde no EVA com palitinho de churrasco.
2. Recorte as peças com a tesoura e cole com cola quente na folha de EVA azul claro.
3. Faça os detalhes dos olhos e boca com a caneta permanente.
4. para fazer as bochechas, passe blush (aquele de maquiagem) com um pincel.
5. O brilho dos olhos e das bochechas você pode fazer com tinta PVA

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Trecho mais marcante do livro: O Pequeno Príncipe...

Então a raposa apareceu.

-"Bom dia."-disse a raposa.
-"Bom dia."- respondeu educadamente o Pequeno Príncipe.
-"Quem és tu? És tão bonita de se olhar."
-"Eu sou uma raposa.", disse a raposa.
-"Vem brincar comigo.", propôs o Pequeno Príncipe.
-"Eu estou tão triste."
-"Não posso brincar contigo.", disse a raposa.
- "Eu não estou cativada."
- "O que significa isso ? cativar?"
-"É uma coisa que as pessoas frequentemente negligenciam.", disse a raposa.
-"Significa criar laços."
-"Sim.", disse a raposa.
-"Para mim és apenas um menininho e eu não tenho necessidade de ti. E tu por sua vez, não tens nenhuma necessidade de mim. Para ti eu não sou nada mais do que uma raposa, mas se tu me cativares então nós precisaremos um do outro". A raposa olhou fixamente para o Pequeno Príncipe durante muito tempo e disse:
-"Por favor cativa-me."
-"O que eu devo fazer para te cativar?" perguntou o Pequeno Príncipe.
-"Deves ser muito paciente.", disse a raposa.
-"Primeiro vais sentar-te a uma pequena distância de mim e não vais dizer nada. Palavras são uma fonte de desentendimento. Mas sentar-te-ás um pouco mais perto de mim todos os dias."
No dia seguinte o Príncipezinho voltou.
Teria sido melhor voltares à mesma hora." disse a raposa.
-" Se tu vens por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais me sentirei feliz. Ás quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens por exemplo a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração...É preciso criar rituais."
Então o Pequeno Príncipe cativou a raposa.
Quando chegou a hora da partida dele:
-"Oh!" disse a raposa. -"Eu vou chorar".
-"A culpa é tua", disse o Pequeno Príncipe.
- "Tu mesma quiseste que eu te cativasse...".
-"Adeus.", disse o Pequeno Príncipe.
_ "Adeus.", disse a raposa.
-"Agora vou contar-te um segredo: Nós só podemos ver perfeitamente com o coração; o que é essencial é invisível aos olhos. Os homens têm esquecido esta verdade. Mas tu não deve esquecê-la. Tu tornas-te eternamente responsável por tudo aquilo que cativas."





quinta-feira, 19 de janeiro de 2012